quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Livros Séries Iniciais Projeto Trânsito Denatran para Baixar




Livros educativos Denatran; a educação para o trânsito começa na criança!
Estou passando para divulgar uma coisa muito interessante que irá  auxiliá-los em suas aulas sobre trânsito.
No Portal do DENATRAN você encontra uma diversidade de materiais para trabalhar com sua turma.
Achei os livros super interessantes ricamente ilustrados e com um texto simples e de fácil entendimento.
Copiei os links do Portal e vou dividir com vocês , mas isso não impede de correrem até lá para explorar o site e ficar por dentro de tudo sobre Educação para o Trânsito, bem como não te impede de espalhar o link do site que é de grande utilidade e que poucos conhecem:
Esses são os titulos dos livros que encontram -se em PDF  prontos pra Download.
A relação coloco abaixo para que vocês possam baixá-los e verificar que maravrilha de Material.
Clique no Título para realizar o Download:
 Clique no Título para realizar o Download:


Livre-se do medo de dirigir


10% dos motoristas no Brasil deixam o carro na garagem... Não por alguma súbita consciência ecológica, mas por medo de dirigir mesmo. Além de lidar com esta fobia, eles precisam enfrentar o preconceito de uma sociedade que tem orgulho em andar motorizada

POR AGUINALDO PETTINATI
FOTOS FERNANDO GARDINAL
Além disso, "o maior sofrimento da maioria está mesmo no medo de errar e atrapalhar o trânsito", diz a psicóloga Neuza Corassa. As pessoas que sofrem desse mal têm dificuldades em se expor publicamente; errar na frente dos outros; ser criticada; passar por testes e ser ridicularizada.
Para piorar, é mais difícil de serem tratadas. "Quem sofre algum trauma se recupera mais rapidamente, porque a imagem do carro não fica distorcida. Já quem tem fobia, costuma ficar paralisado. A avalanche de adrenalina faz com que a pessoa não raciocine", explica a psicóloga Neuza Corassa.
A especialista Cecília Bellina ainda alerta: "os fatores externos também podem agravar o quadro.
"O trânsito agressivo e mal-educado pode influenciar, assim como a aprendizagem rápida nas autoescolas, em apenas 15 aulas", diz.
TESTE E CONFIRA SE VOCÊ TEM FOBIA
O questionário foi elaborado pela perita examinadora de trânsito e psicóloga Jucelaine Vegh, que trabalha em parceria com diversas autoescolas de São Paulo. Caso a sua resposta seja 'sim', para pelo menos três questões abaixo, procure ajuda especializada para voltar a dirigir.
1 - Você tem medo mesmo antes de sair com o carro?
2 - Sofre de angústia antecipada? (Por exemplo, fica angustiada à noite, se vai dirigir pela manhã?
3 - Tem insônia por causa do dever de dirigir?
4 - Apresenta tremor e sudorese ao entrar ou pensar no carro para dirigir? 5 - Ao pensar em dirigir você chora e tem dor de barriga?
6 - Pensa que o carro tem vida própria?
7 - Possui medo de lidar com o carro?
8 - Dá desculpas para protelar o ato de dirigir?

Salão do Automóvel conta a história do carro no Brasil

História...
Cada lançamento ajuda a contar um pouco da indústria automobilística.
Hoje, trânsito desafia marcas a inventarem carro que ocupe menos espaço.

Um volante de osso é um dos lançamentos de luxo do primeiro Salão do Automóvel. “Esse é um volante de luxo, um volante especial. Eles são muito bem acabados”, mostra o comerciante Ricardo Jacob.



Ricardo é colecionador de carros antigos e tem uma curiosa teoria sobre a relação do homem com seus carros. “Os carros de hoje não tem mais carisma, aquele glamour, com os frisos, detalhes. Hoje são quase todos iguais”, acredita.                                                                                        Saiba mais em:http://g1.globo.com/Noticias/Carros/0,,MUL844819-9658,00.html

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Ford, Henry (1863-1947)


 
 Ford, Henry (1863-1947)
Elaborado por: Luciano Antonio Gileno - RA 930148
Henry Ford foi o grande fabricante de automóveis norte-americano que revolucionou a indústria com seu Modelo T, além de ter sido o responsável pela popularização do automóvel como meio de transporte.
Ford nasceu em 30 de julho de 1863 na cidade de Springwells, aproximadamente 10 milhas a sudoeste de Detroit, hoje um distrito de Dearborn, Estado do Michigan. Seu pai, William Ford, nasceu próximo a Cork, Irlanda, e veio para a América em 1847. Muitos membros da família Ford estabeleceram-se próximo a Dearborn. Mary Litigot, sua mãe, nasceu nos Estados Unidos, filha de holandeses, e morreu quando Henry tinha doze anos de idade.
Freqüentou escolas rurais até aproximadamente seus quinze anos, trabalhando na fazenda de seu pai depois das aulas e nos períodos de férias escolares. Desde cedo demonstrou habilidades para a invenção, particularmente na mecânica. Ele cuidava dos reparos nas máquinas da fazenda de seu pai e atendia aos fazendeiros vizinhos, além de consertar relógios nos arredores de onde morava. Ford não tinha interesse no pagamento de seus trabalhos, simplesmente tinha uma ardente curiosidade de ver como as coisas funcionavam mecanicamente. O conserto de relógios geralmente era feito à noite e secretamente, pois seu pai desaprovava a prestação de serviços de graça do filho, além de sempre desejar que Henry se tornasse fazendeiro. Em 1879 mudou-se para Detroit, conseguindo ali, após breves experiências nas lojas da Michigan Car Company, um emprego como aprendiz na James Flower and Brothers Machine, trabalhando dez horas por dia. Depois de aproximadamente um ano, passou a trabalhar na Detroit Dry Dock. Em poucos anos ele trabalhou em muitas empresas, não deixando nunca o conserto de relógios como trabalho paralelo. Por algum tempo chegou a freqüentar a escola de comércio. Buscava sempre aumentar seus conhecimentos de mecânica tanto com a leitura quanto com a prática. Depois de seu aprendizado concluído, ligou-se à Westinghouse Engine, no sul de Michigan, sendo ali seu primeiro contato com um motor de combustão interna Otto, em 1885, quando o reparou e aproveitou para estudá-lo intensamente.
Em 1886 seu pai lhe ofereceu 80 acres de terra, com mata fechada e uma pequena casa. Ford aceitou, operou uma serraria, vendeu tábuas e reparou motores aplicados às fazendas. A razão para seu retorno ao solo foi ter-se tornado noivo de Clara J. Bryant, filha de um fazendeiro vizinho, com quem acabou se casando. Construindo uma nova casa, Ford instalou uma oficina onde tentou construir um arado a vapor. Conseguiu fazer um trator a vapor com um motor de um cilindro, mas não podia fazer uma caldeira que fornecesse pressão suficiente sem que o motor ficasse muito pesado para o que visava. Desistiu de seu trator até que pudesse inventar um motor mais eficiente. Muitos tratores a vapor já existiam nesta época, mas o pensamento de Ford era na direção de um aparato simples, barato e econômico.
http://www.fem.unicamp.br/~em313/paginas/person/ford.htm

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

A guerra do trânsito


Os veículos são uma máquina de matar! "motoristas"mal treinados,mal educados,a corrupção que retira verbas e deixa de fazer a devida manutenção das vias. só quem já perdeu alguém da família para este caos sabe a verdadeira dor...pessoas na flor da idade que morrem e parece que nada aconteceu...os corruptos continuam a roubar,e levam suas vidas numa boa...até quando?até quando???só mudam às leis para poder arrecadar mais impostos nada muda de concreto;carga horária dos CFCs,15 passa para 20 aulas,aulas à noite dentro da cidade e em áreas sem movimento andando a 25kmh,muda muitooo...o candidato continua mal preparado,os instrutores falam que o condutor novato esta muito bom,sendo que o mesmo não sabe nem como virar a direção para fazer determinada manobra,o risco é seu e meu,de todos. Eu tento fazer a minha parte mas é muito pouco...   Instrutores mal pagos,com formação fraca,desmotivados,só ganha os donos dos cfcs,o governo.                                                                                                                                                         Márcio Reis

QUARTOS VAZIOS À MOSTRA


Depoimento:
Lisette Feijó
presidente ONG Alerta, mãe de Alessandra Andreolla Feijó, morta em fevereiro de 2008

"A vida muda em questão de segundos… A ausência de um filho paralisa uma família.

É de extrema importância o papel de Zero Hora na divulgação de que o trânsito é uma guerra diária na rotina de todos nós.

Este trabalho serve como alerta: o trânsito é como uma arma, mata."

Fonte: Zero Hora 27/02/11http://ong-alerta.blogspot.com/2011/03/quartos-vazios-mostra.html