terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Máfia das multas e lombadas eletrônicas fatura R$ 2 bi por ano


 

O repórter Giovani Grizotti mostra o retrato escandaloso de como funciona a indústria das multas no Brasil.
O Fantástico foi até a periferia de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul para documentar uma situação absurda: um edital que está pronto para ser publicado prevê a instalação de uma lombada eletrônica em uma rua de chão batido, onde só passam carroças e bicicletas e onde galinhas dividem espaço com poucos pedestres. O que está por trás desse escândalo? Corrupção.
Fraudes e muitas negociatas. É um retrato escandaloso de como funciona a indústria das multas no Brasil. Uma indústria que fatura R$ 2 bilhões por ano.
A investigação do Fantástico começa em Porto Alegre. Na capital gaúcha, o representante da empresa Engebrás, Marcio Paim Velho, se prepara para negociar a instalação de lombadas eletrônicas e radares fixos, também conhecidos como pardais.
Leia a matéria completa:http://ong-alerta.blogspot.com/2011/03/mafia-das-multas-e-lombadas-eletronicas.html

EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO


tecnologia

10 dicas para dirigir com segurança



Antes de sair com seu carro nas ruas é importante ter consciência da responsabilidade que carrega ao ligar o motor. O carro além de um bem que proporciona conforto aos seus proprietários, também pode ser considerado uma arma letal, pois em um pequeno deslize ou distração, um grave acidente pode acontecer. Pensando nisso, elaboramos 10 dicas de segurança para dirigir bem e sem preocupações. 1. Evite Altas Velocidades Evite trafegar em altas velocidades nas rodovias, o ideal é manter uma média de 80 km/h. Não dirija na velocidade máxima permitida pela rodovia, quanto maior a velocidade mais difícil será evitar os perigos que podem aparecer, como por exemplo um animal de grande porte atravessando a rodovia. Lembre-se, as rodovias não são pistas de corridas. 2. Mantenha uma Distância Segura do Carro da Frente Mantenha sempre uma distância segura para o veículo da frente, principalmente quando estiver chovendo. Tente calcular pelo menos 3 segundos de distância tomando como base algum ponto de referência na pista. Com uma boa distância, você poderá prever o perigo e realizar a frenagem completa do seu carro sem que ocorram acidentes. 3.Ultrapasse com segurança Antes de realizar uma manobra de ultrapassagem é necessário seguir alguns cuidados importantes. Evite a aproximação exagerada do carro a ser ultrapassado e procure, com muito cuidado, levar o seu carro à esquerda para verificar o movimento da pista contrária (em caso de mão dupla). Se estiver na mesma velocidade do carro a ser ultrapassado, mantenha a distância de um carro e ao iniciar a manobra de ultrapassagem acelere o suficiente para garantir uma velocidade bem superior ao do carro da frente. Tenha paciência e espere o momento mais seguro para realizar a manobra. 4. Cuidados com a Neblina Caso esteja dirigindo e perceba que há neblina na pista, acione os faróis baixos e em seguida ligue os faróis de neblina, caso seu carro possua o acessório. 5. Cuidados com a Chuva Ao dirigir na chuva, reduza a velocidade, mantenha uma distância segura do carro da frente, segure firme o volante e evite frear ou acelerar demais o veículo, pois isso diminui o equilíbrio do carro. 6. Segure o Volante Corretamente Segundo os especialistas, a forma correta de segurar o volante, comparando-o a um relógio, seria no horário 1:50, com uma mão na hora e outra nos minutos. Se o carro possuir Air Bag, a posição ideal é 2:45. É extremamente importante segurar o volante com as duas mãos, sempre que não estiver mudando as marchas, pois caso o carro passe por cima de algo que possa tirar a estabilidade o motorista irá necessitar de mais força para segurar o carro na pista. 7. Como Frear com Segurança Procure frear sem deixar marcas no chão, ou seja, não deixe as rodas travarem. Com as rodas travadas, o carro irá arrastar pela pista, tirando o controle do motorista sobre o veículo. 8. Revise a Mecânica do seu Carro Sempre que possível, tenha cuidados com a mecânica do seu carro. Antes de uma viagem é sempre importante realizar uma revisão mecânica, não deixe tudo para última hora. 9. Verifique os Itens de Segurança Antes de sair com seu carro, verifique se os itens de segurança estão em perfeito estado. É sempre bom checar os cintos de segurança, os pneus, suspensão, freios e demais itens de segurança. 10. Realize inspeções periódicas É importante verificar periodicamente o nível do óleo do motor e da água do radiador, a profundidade dos sucos dos pneus, a calibragem dos pneus e a carga da bateria. Fonte: http://www.saiudelinha.com.br/

Dirigir bem Dirigindo com Segurança
Dicas importantes para os motoristas:


Não "espiche" as marchas em excesso (fazer o motor rodar a mais de 3 mil giros).
Quando estiver trafegando por ruas esburacadas, procure andar em baixa velocidade e sempre que cruzar em elevações ou buracos (como lombadas e quebra-molas) mantenha a embreagem pressionada ou pare e arranque vagarosamente.
Se você cruzar com alguma marcha engatada, sem pisar na embreagem, as engrenagens da sua caixa de marchas vão sentir uma enorme pressão e você uma enorme sacudida.
Para evitar problemas nas viagens, os motoristas precisam estar atentos às condições das vias e, principalmente, à forma de conduzir os veículos. “Dirigir na cidade e na estrada são duas coisas completamente diferentes”, alerta Luiz Fonseca, especialista em direção defensiva.


“Um trabalho de alta velocidade tem um comportamento completamente diferente. O contato do pneu no asfalto a uma velocidade de 100 quilômetros por hora é 90% menor que com o carro parado”, completou.
Velocidade idealOs motoristas devem evitar trafegar no limite de velocidade permitido nas rodovias. “O ideal é 80 quilômetros por hora. Quanto maior a velocidade, maior o perigo. Os motoristas não estão competindo”, alerta Fonseca.

Distância entre veículos“Em caso de chuva, o ideal é uma distância de três segundos. Para pista seca, dois segundos já são suficientes”, aponta o especialista em direção defensiva.

Ultrapassagem seguraPara garantir uma ultrapassagem segura, os motoristas devem seguir alguns passos importantes antes de realizar a manobra. Segundo Luiz Fonseca, a primeira atitude é garantir visibilidade total da ultrapassagem. O motorista não deve colar no carro a ser ultrapassado e, aos poucos levar o carro à esquerda, para visualizar a pista no sentido contrário (em caso de mão dupla). Caso esteja na mesma velocidade do veículo a ser ultrapassado, o motorista deve manter um carro de distância. Ao iniciar a manobra, o motorista deve ter aceleração máxima para garantir maior velocidade. “Não existe meia ultrapassagem. Não dá para desistir no meio. Portanto, é fundamental aguardar o momento oportuno.”

NeblinaEm caso de neblina na pista, os motoristas devem usar faróis baixos e, caso conte com o acessório, o farol de neblina deve ser ligado. “Não existe nenhuma outra hipótese para esse caso”, diz Fonseca.

ChuvaPara conduzir na chuva, o especialista alerta que mais importante que reduzir a velocidade é manter a distância de segurança (três segundos). “O motorista deve manter a firmeza no volante e, caso passe por um poça, deve seguir com a mesma aceleração. Frear ou acelerar demais facilita o desequilíbrio do veículo”.

Como segurar o volante?Segundo o especialista, a forma ideal de segurar o volante é, em comparação a um relógio, no horário dez para as duas. Caso o carro tenha air bag, a posição ideal muda para quinze para as três.

Como frear?“A freada do bom motorista não marca o chão”. É com essa frase que Luiz Fonseca define uma freada segura. Ele aponta que o motorista deve manter o limite de travamento do veículo, não deixar que as rodas arrastem travadas pela pista, o que faz com que o veículo fique descontrolado. “Com a roda travada, o motorista vira o volante e o carro segue em linha reta”, finalizou.


Antes de pôr o pé na estrada...Além das dicas para uma condução mais segura, os motoristas também devem estar atentos à parte mecânica dos veículos. Uma revisão antes da viagem é fundamental. “A primeira coisa é não deixar para ver o carro de última hora. Os motoristas devem agendar uma revisão com pelo menos uma semana de antecedência”, alerta o mecânico Alexandre Ferrari, que há 20 anos trabalha com manutenção de veículos.

Segundo Ferrari, o motorista deve checar os itens de segurança, nível de óleo, as ferramentas, o macaco do carro e o extintor de incêndio. “É importante fazer uma revisão das lanternas, além de um alinhamento da direção e calibragem dos pneus. Se o pneu não estiver calibrado, o carro desalinha e a viagem fica insegura.”

Dentro da oficina mecânica, também são verificados a suspensão, os freios e o rolamento das rodas. As correias do motor, os filtros de ar, de óleo e de combustível também passam por uma revisão.

Agência MBPress
Inspeções periódicas:
  • Verificar o nível do óleo
  • Completar a água do radiador
  • Profundidade dos sucos dos pneus
  • Lavagem do motor nos postos
  • Calibragem dos pneus
  • Cuidados com a Bateria
http://www.bolsacar.com.br/dicas/dicas_12dirigirbem.html

domingo, 15 de janeiro de 2012





        A Lexus, marca de luxo da Toyota, divulgou mais uma foto do LF-LC, um esportivo híbrido na configuração de 2+2 lugares, que será apresentado como conceito no Salão de Detroit, na próxima semana. Embora o fabricante japonês diga apenas que se trata de um exercício de design, que busca explorar possibilidades para inspirar as linhas dos futuros modelos da marca, há quem aposte que o carro terá um versão de produção um pouco mais acanhada, para competir com modelos como BMW Série 6, Jaguar XK e Mercedes-Benz SL. De qualquer forma, o salão americanao vai servir de termômetro para avaliar a reação do público às novas linhas. O design arrojado foi criado pelo estúdio Calty, que fica em Newport Beach, na Califórnia.      http://www.dzai.com.br/blogveiculos/blog/cadernovrum