quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Faróis aceso s durante o dia

A maioria dos motoristas não tem o hábito de ligar os faróis do carro durante o dia (não dá a impressão de que é a mesma coisa que andar de óculos escuros à noite?). Mas, esta prática é comum e não está errada.
Os estímulos luminosos chamam a atenção dos olhos. Por isso, o nível de conscientização e atenção no trânsito aumenta quando há identificação de faróis. Sabia que o simples fato de ligar os faróis durante o dia torna o seu carro 60% mais visível para os outros motoristas? Vale destacar que, na ausência do farol auxiliar, o farol baixo também pode ser usado em situações de baixa visibilidade, como neblina, chuva, garoa e ao final do dia.
Pelo Código Nacional de Trânsito, apenas ônibus e motos são obrigados a circular com faróis acesos à luz do dia. Para os automóveis, o uso dos faróis é opcional.
Veja abaixo as principais diferenças entre os faróis:
Luz de posição e/ou estacionamento: É o primeiro estágio da iluminação veicular, popularmente conhecida como lanterna. É importante mantê-la acesa enquanto você estiver parado. Pode ser usada juntamente com pisca alerta (especialmente à noite, em caso de reparos, trocas de pneus, acostamentos ou uma simples parada na farmácia, por exemplo).
Facho baixo: A luz baixa deve ser utilizada a partir do momento em que não há mais luz natural, ou seja, do pôr-do-sol ao nascer do dia. Nas estradas, é recomendável trafegar com farol baixo aceso, mesmo durante o dia. Isso facilita a visualização para os outros motoristas em situações de ultrapassagens.
Facho alto: Só deve ser utilizado quando não houver motoristas no sentido oposto e nem iluminação da via pública, evitando comprometer a visibilidade de outras pessoas e causar acidentes.http://gentil.vc/5d
E você? Vai dirigir com as luzes dos fárois acesas agora? Acha que essa atitude colabora com um Trânsito+gentil? Comente aqui.http://www.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Fwww.wix.com%2Fmarcioeliasreis%2Fespecialista&h=dAQHgq3ukAQEvr_r0YxtePjjoTmBXYQsm0AneQ9dCVl_NvQ

Um comentário:

  1. http://www.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Fwww.wix.com%2Fmarcioeliasreis%2Fespecialista&h=dAQHgq3ukAQEvr_r0YxtePjjoTmBXYQsm0AneQ9dCVl_NvQ

    ResponderExcluir