
quinta-feira, 10 de maio de 2012
quarta-feira, 9 de maio de 2012
Plano de Treinamento Virtual - 1ª Aula: Achando o ponto ideal da embreagem sem depender da famosa "tremidinha"
Condutores,
essa parece ser uma regra clássica de ensino em muitos CFC´s/autoescolas: soltar o pedal de embreagem até sentir a famosa tremidinha. Acontece que os carros estão ficando cada vez mais modernos e muitos deles sequer tremem e acaba-se perdendo o ponto ideal da embreagem. Por outro lado, a tremidinha pode comprometer o sistema de embreagem lentamente, pois essa tremidinha inocente, na verdade, tem o efeito de chacoalhão para um sistema tão sensível quanto ao sistema de embreagem.
O mais tranquilo e seguro de se fazer é aprender a arrancar com o carro sem pensar ou se preocupar com a "tremidinha" que vai sacrificando a embreagem e o motor do carro lentamente. E tem como: basta que vocês foquem, se concentrem e procurem encontrar o ponto ideal de embreagem em que o carro está querendo entrar em movimento. Vamos explicar melhor o passo a passo da embreagem para o carro não morrer mais, ok?
1. Carro em ponto morto, freio de mão puxado e liga ele sem pisar em pedal nenhum
2. Pisa primeiro no freio e depois na embreagem até o fundo e passa a primeira marcha
3. Mantém o pé no freio e traz o pedal de embreagem até o meio e abaixa o freio de mão;
4. Nesse momento, para saber se a embreagem está no ponto ideal levante pouquinha coisa o pé do freio.
a) se o carro ficar parado ainda não é o ponto ideal: solte mais um tiquinho de embreagem até o carro querer começar a entrar em movimento;
b) se o carro quiser voltar por causa de um desnível no asfalto, pise mais um tiquinho na embreagem que ele fica paradinho ou começa a andar para a frente
Achando o ponto em que o carro quer começar a andar sozinho só no pedal de embreagem, pise no freio e guarde essa posição até a hora de sair.
Para sair com o carro:
1. levante o pé do freio
2. Mantenha o pé na embreagem
3. Pise no acelerador e comece a acelerar lentamente e só depois solte a embreagem de vez.
Como o carro já vai estar querendo sair sozinho, na hora que vc acelera e solta a embreagem ele não morre de jeito nenhum.
Essa dica é mais eficiente e segura que a dica das tremidinhas, pois vc vai focar, na verdade, no pedal de embreagem, vai estar se ocupando de identificar e controlar o momento em que o carro está saindo, entrando em movimento.
Tremidinha engana e é pouco eficiente.
Mas tem que treinar, condutores. Pegando essas dicas e treinando, pelo menos, 15 minutos por dia, garanto a vcs que em menos de uma semana o carro não morre nunca mais. Mas tem que treinar, não adianta "decorar" a dica, achar que sabe e ir testar no trânsito que isso é irresponsabilidade, é negligência e imprudência, além de potencializar risco de acidentes por imperícia.
Treina antes, na frente de casa mesmo, pois não vai ter trânsito, você não vai se assustar com a buzina dos outros carros (som normal do trânsito), o carro vai ficar praticamente parado, andando só alguns metros e você vai se sentir mais seguro e confiante a cada acerto. É só aperfeiçoar nos treinos e dirigir tranquilo sem a preocupação do carro morrer.
Bons treinos, condutores!
Depois contem as evoluções! FONTE:http://thesys.blog.uol.com.br/arch2012-05-01_2012-05-31.html#2012_05-03_01_23_31-132268972-0 LEIA MAIS DICAS NO BLOG APRENDENDO A DIRIGIR^
Escrito por Márcia Ponte
sábado, 21 de abril de 2012
APRENDER A CONHECER O CARRO QUANDO ELE PEDE MARCHA MAIS ALTA OU MAIS BAIXA
Condutores, eu sempre digo uma coisa que é bem certeira: todo motorista tem que aprender a ouvir o seu carro, a conhecer o seu carro, aprender a se comunicar com o carro, porque o carro sempre avisa quando vai dar problema ou quando está pedindo marcha mais alta ou mais baixa. Se você quer ser motorista mesmo, de verdade, vai ter que ter o seu carro como o melhor amigo. Um não pode deixar o outro na mão. Um tem que entender o que o outro quer e espera dele.
Tá bom, o carro é um objeto inanimado, um amontoado de lata, ferro, mangueiras e fios, mas ele tem vida, ele fala com a gente. Se o teu carro te deixou na mão no meio da rua é porque, provavelmente, ele já vinha dando sinais de que algo estava errado, mas você não conseguiu identificar. Acabou a bateria? quantas vezes o teu carro demorou para pegar, falhou na partida, morreu do nada e você não entendeu porque ele continuava andando? Com as marchas é igual: o carro responde, avisa e até berra ou fica pesadão se estamos andando na marcha errada. Vamos aos exemplos:
Uma dica bem legal que funciona para entender a relação entre marcha e velocidade é como se você usasse a lista acima como uma espécie de tabelinha, pelo menos no começo da aprendizagem de troca de marchas. Mais tarde, quando dominarem as marchas e aprenderem a se entender com o carro vão descobrir exatamente o que ele pede de vocês.
CARRO FICA PESADO E O MOTOR BERRA: ESTÁ PEDINDO MARCHA MAIS ALTA: Digamos que você acabou de sair com o teu carro. Olhando na tabelinha da relação entre marcha e velocidade você vai ver que a primeira marcha do carro só aguenta velocidade até 20km/h. O que acontece é que se vc continuar acelerando e demorar prá passar a 2ª marcha o motor vai berrar, vai fazer um barulhão: ou seja, é o carro pedindo marcha mais alta.
Numa outra situação, se você está rodando de 3ª marcha, cuja faixa de velocidade é entre 40 e 50km/h, mas tem medo de colocar marcha mais alta e continua acelerando o carro vai parecer pesadão, amarrado, você pisa no acelerador prá ele andar mais depressa e nada. Daqui a pouco o motor começa a berrar pedindo marcha. Nesse momento, você estará andando devagar, mas o carro vai estar gastão, vai consumir bem mais combustível, sem falar que estará danificando o motor, pois ele estará sendo exigido demais. Ou seja, o limite do motor em 3ª marcha é até 50km/h e se você exigir mais dele nessa marcha o motor berra. Este princípio vale para todas as outras marchas porque nunca devemos exigir mais velocidade do carro além daquela faixa de velocidade ideal para cada marcha.
O CARRO FICA DEVAGAR, MAIS PESADÃO, DÁ SOCOS E PARECE QUE VAI PARAR: CARRO PEDINDO MARCHA MAIS BAIXA: Vamos supor que você já conseguiu chegar à velocidade de 4ª marcha, que olhando na tabela/lista lá em cima da postagem, indica que o carro deve rodar entre 50 e 65km/h. Mas digamos que por algum motivo você teve de reduzir a velocidade seja porque tem uma fila de carros andando devagar na frente, porque o semáforo vai fechar ou porque tem que fazer uma conversão entrando numa rua. Nessa situação, se você apenas aliviar o pé do acelerador é claro que velocidade vai baixar. Mas e a marcha? Lembra que ela está em 4ª? Que é uma marcha ALTA? Que só deve ser usada para velocidades entre 50 e 65 kmh?
O que vai acontecer se você apenas aliviar o pé do acelerador para baixar a velocidade e ainda estiver em 4ª marcha é que o carro vai ficar pesadão: você vai pisar no acelerador até o fundo, gastar gasolina à toa e o carro não vai responder. Se a velocidade baixar muito, mas você não reduzir a marcha ele vai corcoviar, dar socos, o motor vai parecer que está falhando. Se estiver numa rua com subida ou desnível o carro pode até morrer e voltar. Então o que fazer nessa situação?
Se vc está de 4ª marcha entre 50 e 65km/h e reduziu a velocidade para uns 30 km/h, por exemplo, se consultarmos a tabela de velocidade para cada tipo de marcha o que vamos encontrar? Que é a velocidade ideal para quem roda em 2ª marcha, não é? Então, vc tem que pisar fundo na embreagem e passar a 2ª marcha direto. E pode? pode. E deve. Não tem problema algum em reduzir marchas pulando uma ou mais, o que não pode é aumentar marcha pulando uma que aí danifica a transmissão do carro.
PASSO A 1ª E ENTRA A 3ª MARCHA; PASSO A 2ª E ENTRA A 4ª: Pessoal, isso é super comum de acontecer no início da aprendizagem seja nas aulas de direção na autoescola ou depois que já estamos habilitados, dirigindo sozinhos. E vou explicar porque acontece: no começo, quando ainda estamos aprendendo não temos a prática, a manha e a habilidade do motorista experiente. E não temos, principalmente, a calma e a tranquilidade que vem da segurança de quem já dirige a mais tempo. Por isso é que tendemos a mudar a marcha meio rápido demais, com um pouquinho mais de força, e é aonde passa a 1ª e entra a 3ª, onde passa a 2ª e entra a 4ª, onde passa a terceira e entra a quinta. Vamos ver na figura abaixo o que está por trás da alavanca de marchas e como é que funciona o engate de cada uma delas.

Pessoal, esse aí é o esquema de uma alavanca de marchas do Fiat Uno, mas o princípio de funcionamento é o mesmo para os outros carros. Basicamente, existe duas molas centralizadoras na horizontal entre uma marcha e outra que tem a missão de fazer com que a alavanca de marchas engate a marcha certa. Para engatar a primeira marcha tem que empurrar a alavanca para a esquerda e depois para a frente. Se não fazemos isso e passamos a marcha com muita força, a mola, que é sensível, vai fazer engatar a terceira.
Então, não precisamos passar as marchas com muita força na alavanca de marchas: basta que façamos com que a alavanca passe pelo ponto morto ou neutro e apenas demos um toquinho suave, segurando a alavanca com se estivesseos segurando o bracinho de um bebê, entendem? Firme, mas com suavidade. Pronto, acabaram os problemas. Se a alavanca arranhar na passagem da marcha, verifique se você pisou certinho na embreagem até o fundo.
Agora que vocês já sabem a faixa de velocidade ideal para cada tipo de marcha, já sabem que tem de mover a alavanca suavemente e os principais problemas que dá na passagem da marcha é só treinar, praticar. Não adianta ler e achar que aprendeu: tem que praticar para dominar mais essa dificuldade. Dominando, vocês vão ficar mais seguros, mas calmos, mais tranquilos e dirigir vai ficar muito mais gostoso e econômico. Bons treinos, condutores! 

Escrito por Márcia Pontes FONTE:http://thesys.blog.uol.com.br/
sexta-feira, 20 de abril de 2012
Pedro Leonardo sofre acidente
Divulgação/ Polícia Rodoviária |
Segundo o R7, o cantor sertanejo Pedro Leonardo, filho do cantor Leonardo, logo após passar por uma cirurgia está em coma induzido por causa de um pequeno edema cerebral e por isso precisa ser monitorado. A informação é do médico do artista, Ernane Rodrigues Oliveira ao R7.
Oliveira afirmou ao R7, que Pedro não precisou retirar o baço, pois o órgão não foi comprometido. Porém, os médicos precisaram estancar uma forte hemorragia que aconteceu na parte do órgão. O cantor está internado no Hospital Municipal Modesto de Carvalho, na cidade de Itumbiara, interior de Goiás, e seu estado de saúde é estável.
O médico revelou ao Portal, que o edema cerebral é considera leve e acredita que irá diminuir: “ Pedro será mantido na UTI [Unidade de Tratamento Intensivo] durante mais algum período, por sedação, que é um tipo de coma induzido por medicamentos. É induzido justamente para que o organismo dele aceite melhor o tratamento, aceite o respirador mais adequadamente. O edema cerebral tem que ser acompanhado. Ele pode evoluir para um aumento. Mas, no caso dele, como é um edema leve, acreditamos que irá diminuir”.
Oliveira afirmou ao R7, que Pedro não precisou retirar o baço, pois o órgão não foi comprometido. Porém, os médicos precisaram estancar uma forte hemorragia que aconteceu na parte do órgão. O cantor está internado no Hospital Municipal Modesto de Carvalho, na cidade de Itumbiara, interior de Goiás, e seu estado de saúde é estável.
O médico revelou ao Portal, que o edema cerebral é considera leve e acredita que irá diminuir: “ Pedro será mantido na UTI [Unidade de Tratamento Intensivo] durante mais algum período, por sedação, que é um tipo de coma induzido por medicamentos. É induzido justamente para que o organismo dele aceite melhor o tratamento, aceite o respirador mais adequadamente. O edema cerebral tem que ser acompanhado. Ele pode evoluir para um aumento. Mas, no caso dele, como é um edema leve, acreditamos que irá diminuir”.
O cantor foi transferido do hospital Municipal Modesto de Carvalho para um Hospital de Goiânia por helicóptero, nesta tarde de sexta-feira, exigência estabelecida pela família do cantor. O estado de saúde do musico é considerado estável.
O acidente com o cantor aconteceu na manhã de hoje (20) às 6h30m no km 26 da rodovia MG 452, na região Tupaciguara, em Minas Gerais. A informação foi confirmada pela Polícia Rodoviária Federal ao R7.
Vejam as fotos do acidente:
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Divulgação/ Polícia Rodoviária |
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Divulgação/ Polícia Rodoviária |
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Divulgação/ Polícia Rodoviária |
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Divulgação/ Polícia Rodoviária |
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Divulgação/ Polícia Rodoviária |
Estado grave: Pedro Leonardo, filho do cantor Leonardo, sofre acidente de carro em Minas Gerais!
O escritório que cuida da carreira do cantor disse ao R7 que Pedro está passando por uma cirurgia neste momento.
Segundo a equipe que socorreu o sertanejo, informou ao R7 que Pedro viajava pela MG 452 próximo ao povoado dos Balsamos em Minas Gerais.
Ex-participante de A Fazenda (Rede Record), Pedro forma dupla com Thiago, filho de Leandro.
Boa recuperação para o cantor Pedro!
Atualizaremos a qual quer momento!FONTE:http://www.circulodefogo.net/
terça-feira, 17 de abril de 2012
Ford revela elétrico Focus E-lectric Modelo foi apresentado no CES e deve chegar aos EUA e à Europa em 2013
A Ford se juntou à Chevrolet e a Nissan no mercado verde, e lançou na sexta-feira, dia 7, o Focus E-lectric, seu primeiro modelo de passeio 100% elétrico. O carro foi apresentado durante o Consumer Electronics Show (CES). A previsão é de que veículo chegue às lojas americanas no final de 2011.




segunda-feira, 9 de abril de 2012
Conversões e retornos: Qual a marcha certa? Pára ou não pára?
Olá condutores!
Você está dirigindo em linha reta, mas uma hora vai ter de fazer uma conversão ou retorno.
Conversão: vai parar de andar em linha reta e virar numa rua transversal ou pegar o outro sentido da pista
Retorno: indo na BR percebe que passou do ponto de entrada (viaduto, rótula) está no trajeto errado e precisa retornar.
Regra fundamental: sinalize tudo e mantenha-se na pista certa. NUNCA retorne ou faça conversões em locais proibidos. O motorista que vem na outra pista dirige contando que nenhum mané apressado vai convergir ou retornar no lugar errado. Vamos às imagens:

Mantenha-se na pista certa: não adianta querer mudar de pista em cima da hora mesmo sinalizando, pois pode causar um acidente.

Sempre que for ingressar na pista e vir essa plaquinha aí da foto com cara de bolhachinha salgada É PRÁ PARAR MESMO. Nada de ficar em dúvida. Pára de 1ª marcha, visualiza se vem carro e calcula a velocidade certa que dê prá vc sair de 1ª, ganhar velocidade e engatar a 2ª. Se o carro que vem no sentido paralelo tá com certa velocidade, ele te junta de traseira e dá um enrosco danado prá saber quem tem razão. Lembre-se que vc está num cruzamento e vai estar errado se sair se jogando na frente dos outros carros.

Nesse tipo de retorno, no horário de pico reduza a marcha para 1ª, pare e só saia em segurança. Quem está atrás que espere e não adianta buzinar, ok? Preste atenção no que está à sua frente e laterais; quem está atrás espera. Se é feriado, e você tem certeza que a pista está limpa e não vem carro, reduza para 2ª, confira novamente se dá prá sair e com o carro quase parando, lá por uns 20km/h, SE NÃO VIER CARRO acelere e prossiga. Nunca páre o carro e saia de 2ª porque isso detona o sistema de câmbio e força o motor. Só saia de 2ª em descida de morro porque o motor já ganha giro na descida.

Nas conversões para direita ou esquerda, sinalize tudo antes e cuide com os ciclistas e motociclistas para não cortar a frente deles. O CTB determina 1 metro e meio de distância de ciclistas, pedestres, carrinhos de catadores de reciclados, carrinhos de sorvete e calçadas.
Se tiver dúvidas, não faça a conversão. Siga em frente, olhe a sinalização e só converja ou retorne em local permitido.
Para entrar numa rua, sinalize com antecedência e chegue o carro ao máximo da linha ou faixa que divide a pista sem invadir a pista contrária. No começo dá medo, mas se vc sinalizar antes os outros motoristas vão entender a tua intenção e SÃO OBRIGADOS a parar e esperar você entrar para eles continuarem o trajeto. Lembre-se: o segredo para evitar acidentes é SINALIZAR TUDO COM ANTECEDÊNCIA.
Se tiverem dúvidas e quiserem dicas e macetes específicos, comentem o post solicitando, ok?
No trânsito seja paciente para não se tornar um paciente!
Direção defensiva e vida longa a todos!

FONTE:http://thesys.blog.uol.com.br/arch2010-04-01_2010-04-30.html#2010_04-12_10_41_51-132268972-0
Escrito por Márcia Pontes
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