sábado, 21 de abril de 2012

APRENDER A CONHECER O CARRO QUANDO ELE PEDE MARCHA MAIS ALTA OU MAIS BAIXA




Condutores, eu sempre digo uma coisa que é bem certeira: todo motorista tem que aprender a ouvir o seu carro, a conhecer o seu carro, aprender a se comunicar com o carro, porque o carro sempre avisa quando vai dar problema ou quando está pedindo marcha mais alta ou mais baixa. Se você quer ser motorista mesmo, de verdade, vai ter que ter o seu carro como o melhor amigo. Um não pode deixar o outro na mão. Um tem que entender o que o outro quer e espera dele.

Tá bom, o carro é um objeto inanimado, um amontoado de lata, ferro, mangueiras e fios, mas ele tem vida, ele fala com a gente. Se o teu carro te deixou na mão no meio da rua é porque, provavelmente, ele já vinha dando sinais de que algo estava errado, mas você não conseguiu identificar. Acabou a bateria? quantas vezes o teu carro demorou para pegar, falhou na partida, morreu do nada e você não entendeu porque ele continuava andando? Com as marchas é igual: o carro responde, avisa e até berra ou fica pesadão se estamos andando na marcha errada. Vamos aos exemplos:

Uma dica bem legal que funciona para entender a relação entre marcha e velocidade é como se você usasse a lista acima como uma espécie de tabelinha, pelo menos no começo da aprendizagem de troca de marchas. Mais tarde, quando dominarem as marchas e aprenderem a se entender com o carro vão descobrir exatamente o que ele pede de vocês.
CARRO FICA PESADO E O MOTOR BERRA: ESTÁ PEDINDO MARCHA MAIS ALTA: Digamos que você acabou de sair com o teu carro. Olhando na tabelinha da relação entre marcha e velocidade você vai ver que a primeira marcha do carro só aguenta velocidade até 20km/h. O que acontece é que se vc continuar acelerando e demorar prá passar a 2ª marcha o motor vai berrar, vai fazer um barulhão: ou seja, é o carro pedindo marcha mais alta.

Numa outra situação, se você está rodando de 3ª marcha, cuja faixa de velocidade é entre 40 e 50km/h, mas tem medo de colocar marcha mais alta e continua acelerando o carro vai parecer pesadão, amarrado, você pisa no acelerador prá ele andar mais depressa e nada. Daqui a pouco o motor começa a berrar pedindo marcha. Nesse momento, você estará andando devagar, mas o carro vai estar gastão, vai consumir bem mais combustível, sem falar que estará danificando o motor, pois ele estará sendo exigido demais. Ou seja, o limite do motor em 3ª marcha é até 50km/h e se você exigir mais dele nessa marcha o motor berra. Este princípio vale para todas as outras marchas porque nunca devemos exigir mais velocidade do carro além daquela faixa de velocidade ideal para cada marcha.

O CARRO FICA DEVAGAR, MAIS PESADÃO, DÁ SOCOS E PARECE QUE VAI PARAR: CARRO PEDINDO MARCHA MAIS BAIXA: Vamos supor que você já conseguiu chegar à velocidade de 4ª marcha, que olhando na tabela/lista lá em cima da postagem, indica que o carro deve rodar entre 50 e 65km/h. Mas digamos que por algum motivo você teve de reduzir a velocidade seja porque tem uma fila de carros andando devagar na frente, porque o semáforo vai fechar ou porque tem que fazer uma conversão entrando numa rua. Nessa situação, se você apenas aliviar o pé do acelerador é claro que velocidade vai baixar. Mas e a marcha? Lembra que ela está em 4ª? Que é uma marcha ALTA? Que só deve ser usada para velocidades entre 50 e 65 kmh?

O que vai acontecer se você apenas aliviar o pé do acelerador para baixar a velocidade e ainda estiver em 4ª marcha é que o carro vai ficar pesadão: você vai pisar no acelerador até o fundo, gastar gasolina à toa e o carro não vai responder. Se a velocidade baixar muito, mas você não reduzir a marcha ele vai corcoviar, dar socos, o motor vai parecer que está falhando. Se estiver numa rua com subida ou desnível o carro pode até morrer e voltar. Então o que fazer nessa situação?

Se vc está de 4ª marcha entre 50 e 65km/h e reduziu a velocidade para uns 30 km/h, por exemplo, se consultarmos a tabela de velocidade para cada tipo de marcha o que vamos encontrar? Que é a velocidade ideal para quem roda em 2ª marcha, não é? Então, vc tem que pisar fundo na embreagem e passar a 2ª marcha direto. E pode? pode. E deve. Não tem problema algum em reduzir marchas pulando uma ou mais, o que não pode é aumentar marcha pulando uma que aí danifica a transmissão do carro.

PASSO A 1ª E ENTRA A 3ª MARCHA; PASSO A 2ª E ENTRA A 4ª: Pessoal, isso é super comum de acontecer no início da aprendizagem seja nas aulas de direção na autoescola ou depois que já estamos habilitados, dirigindo sozinhos. E vou explicar porque acontece: no começo, quando ainda estamos aprendendo não temos a prática, a manha e a habilidade do motorista experiente. E não temos, principalmente, a calma e a tranquilidade que vem da segurança de quem já dirige a mais tempo. Por isso é que tendemos a mudar a marcha meio rápido demais, com um pouquinho mais de força, e é aonde passa a 1ª e entra a 3ª, onde passa a 2ª e entra a 4ª, onde passa a terceira e entra a quinta. Vamos ver na figura abaixo o que está por trás da alavanca de marchas e como é que funciona o engate de cada uma delas.

Pessoal, esse aí é o esquema de uma alavanca de marchas do Fiat Uno, mas o princípio de funcionamento é o mesmo para os outros carros. Basicamente, existe duas molas centralizadoras na horizontal  entre uma marcha e outra que tem a missão de fazer com que a alavanca de marchas engate a marcha certa. Para engatar a primeira marcha tem que empurrar a alavanca para a esquerda e depois para a frente. Se não fazemos isso e passamos a marcha com muita força, a mola, que é sensível, vai fazer engatar a terceira.

Então, não precisamos passar as marchas com muita força na alavanca de marchas: basta que façamos com que a alavanca passe pelo ponto morto ou neutro e apenas demos um toquinho suave, segurando a alavanca com se estivesseos segurando o bracinho de um bebê, entendem? Firme, mas com suavidade. Pronto, acabaram os problemas. Se a alavanca arranhar na passagem da marcha, verifique se você pisou certinho na embreagem até o fundo.

Agora que vocês já sabem a faixa de velocidade ideal para cada tipo de marcha, já sabem que tem de mover a alavanca suavemente e os principais problemas que dá na passagem da marcha é só treinar, praticar. Não adianta ler e achar que aprendeu: tem que praticar para dominar mais essa dificuldade. Dominando, vocês vão ficar mais seguros, mas calmos, mais tranquilos e dirigir vai ficar muito mais gostoso e econômico. Bons treinos, condutores! 
Escrito por Márcia Pontes             FONTE:http://thesys.blog.uol.com.br/

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