segunda-feira, 9 de abril de 2012

Conversões e retornos: Qual a marcha certa? Pára ou não pára?




Olá condutores!
Você está dirigindo em linha reta, mas uma hora vai ter de fazer uma conversão ou retorno.
Conversão: vai parar de andar em linha reta e virar numa rua transversal ou pegar o outro sentido da pista
Retorno: indo na BR percebe que passou do ponto de entrada (viaduto, rótula) está no trajeto errado e precisa retornar.
Regra fundamental: sinalize tudo e mantenha-se na pista certa. NUNCA retorne ou faça conversões em locais proibidos. O motorista que vem na outra pista dirige contando que nenhum mané apressado vai convergir ou retornar no lugar errado. Vamos às imagens:

Mantenha-se na pista certa: não adianta querer mudar de pista em cima da hora mesmo sinalizando, pois pode causar um acidente.

Sempre que for ingressar na pista e vir essa plaquinha aí da foto com cara de bolhachinha salgada É PRÁ PARAR MESMO. Nada de ficar em dúvida. Pára de 1ª marcha, visualiza se vem carro e calcula a velocidade certa que dê prá vc sair de 1ª, ganhar velocidade e engatar a 2ª. Se o carro que vem no sentido paralelo tá com certa velocidade, ele te junta de traseira e dá um enrosco danado prá saber quem tem razão. Lembre-se que vc está num cruzamento e vai estar errado se sair se jogando na frente dos outros carros.

Nesse tipo de retorno, no horário de pico reduza a marcha para 1ª, pare e só saia em segurança. Quem está atrás que espere e não adianta buzinar, ok? Preste atenção no que está à sua frente e laterais; quem está atrás espera. Se é feriado, e você tem certeza que a pista está limpa e não vem carro, reduza para 2ª, confira novamente se dá prá sair e com o carro quase parando, lá por uns 20km/h, SE NÃO VIER CARRO acelere e prossiga. Nunca páre o carro e saia de 2ª porque isso detona o sistema de câmbio e força o motor. Só saia de 2ª em descida de morro porque o motor já ganha giro na descida.

Nas conversões para direita ou esquerda, sinalize tudo antes e cuide com os ciclistas e motociclistas para não cortar a frente deles. O CTB determina 1  metro e meio de distância de ciclistas, pedestres, carrinhos de catadores de reciclados, carrinhos de sorvete e calçadas.
Se tiver dúvidas, não faça a conversão. Siga em frente, olhe a sinalização e só converja ou retorne em local permitido.
Para entrar numa rua, sinalize com antecedência e chegue o carro ao máximo da linha ou faixa que divide a pista sem invadir a pista contrária. No começo dá medo, mas se vc sinalizar antes os outros motoristas vão entender a tua intenção e SÃO OBRIGADOS a parar e esperar você entrar para eles continuarem o trajeto. Lembre-se: o segredo para evitar acidentes é SINALIZAR TUDO COM ANTECEDÊNCIA.
Se tiverem dúvidas e quiserem dicas e macetes específicos, comentem o post solicitando, ok?
No trânsito seja paciente para não se tornar um paciente!
Direção defensiva e vida longa a todos! 


FONTE:http://thesys.blog.uol.com.br/arch2010-04-01_2010-04-30.html#2010_04-12_10_41_51-132268972-0


Escrito por Márcia Pontes 

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