domingo, 19 de fevereiro de 2012

O motorista iniciante, o ar condicionado e o carro pesadão


"Boas", condutores

Feriadão, ótima oportunidade de passear com o carro ou dar aquela voltinha básica pela cidade, um calorão dos infernos e... ah... ele, o ar condicionado do carro! Quem tem um não tem como resistir. Carro preto, então, chega a aumentar a temperatura de 4 a 6 graus dentro do carro depois de estacionado alguns minutos, causando um baita desconforto para o motorista e os passageiros.

Por outro lado, o motorista iniciante ou que está recomeçando costuma ter dificuldades para dirigir que podem piorar com o uso do ar condicionado. Que o consumo de combustível pode chegar a 25% não é novidade para a maioria. Ou seja, 1/4 do que você abasteceu vai para o consumo do ar condicionado. Mas o problema maior parece estar no fato de que o ar condicionado ligado deixa o carro 1.0 pesadão, muito parecido com o que acontece quando estamos andando em marcha errada, tipo, andando em baixa velocidade com marcha mais alta engatada.

Sair de um cruzamento, então? vixi.... o carro não anda, parece uma carroça... desenvolve pouco na estrada, e fazer uma ultrapassagem segura com o ar ligado fica muito difícil. Subir ladeira de carro 1.0 com o ar condicionado já fica difícil, imagina se ele estiver cheio, com bagagens ou passageiros. Essas são as situações mais comuns que podem complicar a vida do motorista iniciante, que já tem problemas que chega para se entender com o carro até desenvolver a prática.

DICAS PARA UMA DIREÇÃO SEGURA PARA MOTORISTAS INICIANTES COM O AR CONDICIONADO LIGADO

O ar condicionado é um conforto, diria até que para quem mora em "terras quentes" no verão como o sul do país (Blumenau tem tido temperaturas diárias de quase 40 graus ou mais nas últimas semanas), é uma necessidade. No entanto, tem que saber usar para não se atrapalhar.

1. O ar condicionado ligado em carros com motor 1.0 deixa o carro pesadão, por isso, saiba diferenciar entre as situações em que deve desligá-lo por alguns momentos;

2. Se você estiver num cruzamento movimentado ou vai entrar na faixa de integração de rodovias, desligue o ar condicionado por alguns momentos, pois você vai precisar de toda a força do motor do carro para ter uma saída tranquila e rápida, sem perder torque e potência, principalmente em baixas velocidades (como é o caso de saídas de cruzamentos e entradas ou saídas em alças de acesso em rodovias)

3. Desligue o ar condicionado do carro sempre que você tiver que subir uma rua íngreme e longa ou mesmo quando estiver trafegando na serra e em trechos de subidas e descidas em rodovias. Pode ser que você precise diminuir a velocidade, baixar um aou mais marchas e subir lentamente, com o tráfego quase parando. Nessa hora precisamos muito do motor e para quem é iniciante, mesmo que já tenha avançado o suficiente para trafegar em rodovias, é melhor contar com toda a força do motor;

4. Em rodovias e vias expressas, no perímetro urbano, nunca ultrapasse desnecessariamente, sempre procure trafegar entre os 80 e 90km/k, claro que de acordo com a velocidade delimitada na rodovia. Mas se estiver seguro para ultrapassar, se for permitido pela sinalização vertical (placas) e horizontal (pintadas na via) e a manobra não oferecer riscos, desligue o ar condicionado e faça a manobra de modo seguro, com o carro mais rápido, com motor mais forte;

5. Se o seu carro tem muita bagagem ou se estiver lotado com 4 ou 5 passageiros, cautela redobrada com o ar condicionado. É bom, mantém o conforto dos passageiros na viagem, mas o carro vai berrar para subir uma serra ou mesmo uma rua íngreme em pleno trânsito da cidade. Carro 1.0 com 5 passageiros já costuma dar trabalho naturalmente para subir ruas íngremes, quem dirá com o ar condicionado ligado. Nessas situações, desligue o conforto por alguns minutos, suba a rua muito íngreme de 2ª marcha e acelerando até 40km/h; passada a ladeira, com a rua nivelando, ligue o ar de novo.

OUTROS MACETES PARA USO DO AR CONDICIONADO E UMA DIREÇÃO SEGURA

1. Nos dias quentes que cai aquela chuva no final de tarde, principalmente em São Paulo, assim que perceber que vem chuva, abra as janelas do carro e deixe que a temperatura de dentro iguale à de fora. Assim que começar a chover o carro vai embaçar, então, ligue o ar condicionado e direcione o ar para o pára-brisa e alterne direcionando o ar gelado para desembaçar o vidro de trás do carro, assim você terá boa visibilidade

2. Nos dias de chuva é comum embaçar o vidro das janelas das portas da frente do carro, então, direcione o difusor de ar para o lado com o ar condicionado ligado que melhora a visibilidade do que acontece do lado do carro, permitindo olhar melhor no retrovisor

3. Procure não rodar com o carro com o ar condicionado o tempo todo na posição de recirculação do ar, pois em dado momento ele vai usar ar quente para funcionar, prejudicando o sistema

Recapitulando: como o ar condicionado deixa o carro 1.0 pesadão, procure utilizar o ar somente em retas, sem subidas ou descidas íngremes, desligando quando for ultrapassar, quando estiver subindo uma estrada ou rodovia com subida e serra, para sair de cruzamentos ou alças de acesso de rodovias. Ou seja, desligue o ar do carro em todas as situações em que o motor for exigido e o carro pesado atrapalhar na manobra.

Conforto é bom, mas com segurança fica melhor ainda.

Boa direção significativa e defensiva a todos!




Escrito por: Márcia Pontes 
http://thesys.blog.uol.com.br/arch2012-02-01_2012-02-29.html#2012_02-19_22_14_21-132268972-0

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