segunda-feira, 9 de abril de 2012

Em 15 anos ,73 pedestres morreram em faixas de pedestres


Acidentes fatais na faixa representam 3% das mortes de pedestres.

Neste domingo (1º) respeito à faixa no Distrito Federal completou 15 anos.
Dados do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran) indicam que, entre 1997 e 2011, 73 pedestres morreram em acidentes em faixas de pedestre no Distrito Federal. O número representa 3% do total de 2.311 mortes de pessoas que estavam a pé no mesmo período. Neste domingo (1º), a campanha de respeito à faixa no DF completou 15 anos.
Conforme levantamento do Detran, as cidades com maior número de acidentes na faixa são Ceilândia (17), seguida pelo Gama (11).
Embora não apareça entre as regiões mais perigosas para os pedestres, os quatro acidentes fatais em faixas no ano de 2011 ocorreram em Taguatinga. Das vítimas, três eram homens com mais de 60 anos.

Pedestre atravessa faixa na QNL 11, em Taguatinga, local onde uma pessoa morreu atropelada em 2011. (Foto: Maiara Dornelles / G1)Moradora da região onde aconteceram os acidentes de 2011, Maria Madalena Oliveira, 43 anos, diz ter medo na hora de atravessar na faixa. “Eu sempre espero mais uma pessoa para atravessar na faixa comigo, porque fico com medo de ser atropelada. Muitas vezes, os motoristas passam acima da velocidade, ficando difícil cruzar a rua.”
Também nos 15 anos de respeito à faixa, os idosos foram as principais vítimas dos acidentes fatais: em 50% das mortes, as vítimas tinham 60 anos ou mais. Entre crianças e adolescentes até 14 anos foram dez mortes no mesmo período, o que representa 13,6% das mortes.

Parque da Cidade recebeu cidade miniatura neste domingo (Foto: Jacson Segundo/Agência Brasília)De acordo com os dados do Detran, 60% dos acidentes ocorreram durante o dia; 67,5% deles foram durante a semana, entre segunda e sexta-feira.

15 anos de faixa
Para marcar o aniversário de 15 anos de respeito à faixa, o Detran planeja para esta semana ações de conscientização. No Parque da Cidade, no domingo (1º), crianças, jovens e adultos puderam aprender de forma divertida, em uma cidade em miniatura, um pouco mais sobre a importância do bom convívio entre pedestres e motoristas.
http://ong-alerta.blogspot.com.br/2012/04/em-15-anos-73-pedestres-morreram-em.html
Fonte: g1: 02/03/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário