terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Dirigir com econômia 3

12. Combustível

Saiba de algumas dicas para identificar um possível combustível adulterado:
O consumo aumenta sem motivos; Desempenho prejudicado principalmente e aclive; Dificuldade na ignição com o motor frio; O veículo não se mantém na marcha lenta (“morre” aleatoriamente).
Sons de pino do motor batendo ao acelerar o veículo (a combustão ocorre em momento errado).

13. Marcador de combustível

Rodar com o tanque de combustível cheio, ajuda na pressão da bomba, por isso, com o tanque na reserva, o consumo é maior. Procure manter pelo menos ½ tanque.

14. Partida com motor frio

Não há qualquer vantagem ou necessidade em aquecer o motor antes de partir com seu veículo, aqueça-o em movimento. O veículo sem injeção eletrônica se houver a necessidade de aquecer o motor para evitar que ele falhe, aqueça-o em aceleração constante.

15. Controle do consumo de combustível

Anote a quantidade de combustível abastecida e a quilometragem percorrida, faça esse acompanhamento periodicamente, se houver variações, pode ser um sinal de combustível adulterado, motor desregulado etc...
Saiba que haverá variações no consumo entre rodovias e vias urbanas, principalmente em congestionamentos.

16. Regulagem do motor

O motor desregulado pode consumir até 60% a mais de combustível que o normal, esteja sempre atento à regulagem do motor, a manutenção preventiva é muito mais barata que a manutenção corretiva.

17. Velas de ignição

Com apenas uma das velas falhando em seu veículo, você pode ter o consumo de combustível aumentado em até 10%. Verifique periodicamente também os cabos das velas.

18. Velocidade

Um veículo a uma velocidade de 80 km/h pode ter seu consumo de combustível reduzido em até 20% se comparado a uma velocidade de 100 km/h.

19. Óleo do motor (2)

Existem alguns detalhes no que diz respeito à troca de óleo que são fundamentais que você saiba, verifique as recomendações do fabricante e a quilometragem para cada troca, mas se você circula com seu veículo sempre em pequenos trajetos, congestionamentos, não costuma trafegar em rodovias, recomendamos que a troca de óleo seja feita na metade do tempo recomendado pelo fabricante.

20. Filtro de Ar

O filtro de ar obstruído perde suas funções de proteção a sujeiras, impedindo a entrada de ar no sistema de injeção eletrônica, gerando maior consumo.

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