terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Dirigir com econômia 5

26. Ligar uma bateria em bom estado na descarregada (a famosa “chupeta”)

Se for necessário esse procedimento, tome cuidado para não inverter os pólos. Isso poderia queimar a central eletrônica, que poderá custar mais de R$ 1.000,00 dependendo do modelo do veículo.

27. Pegar no Tranco

Em carros com injeção eletrônica, se a bateria estiver arriada, a central eletrônica não funcionará com menos de oito volts. Nesse caso, mesmo que o motor funcione, há ainda o risco da correia dentada não suportar o tranco e “pular alguns dentes”, quebrando a harmonia de funcionamento do motor e criando o sério risco de empenar as válvulas. Nesse caso, o prejuízo é grande. E outro problema decorrente deste hábito é que o combustível não queimado que descer pelo coletor de escape pode danificar de forma irreversível o catalisador. O mesmo deve ser evitado em carros com Carburador (sem injeção eletrônica), pois pode no mínimo, desregular o ponto.

28. Cano de Descarga (Escapamento)

A qualquer sinal de ruídos estranhos (o escapamento está barulhento), é sinal de que, ou está furado, ou está vazando compressão por uma de suas juntas. Isso, além de provocar barulhos excessivos, também altera o rendimento e o consumo. Também aconselhamos a manutenção preventiva, pois uma simples borracha de sustentação quebrada, pode danificar o escapamento.

29. Banguela

Na ânsia por economizar, alguns motoristas deixam o carro em ponto morto nas descidas. Nos veículos que têm injeção eletrônica, essa prática aumenta o consumo, além de sobrecarregar o sistema de freios, que não poderá contar com o freio motor para auxiliá-lo. Além disso, essa prática, mantém o motor em baixa rotação, e com o vento forte no radiador, reduz a temperatura drasticamente, podendo gerar um choque térmico que provoca a queima da junta do cabeçote e trincas na carcaça.

30. Última acelerada

Motoristas que têm esse hábito antes de desligar o carro não sabem que isso só serve para desperdiçar combustível e aumentar as chances de danificar o motor. Isso porque o combustível não queimado irá “lavar” o óleo das paredes do cilindro do motor. Quando ligar o carro novamente, anéis e pistão vão funcionar, por alguns instantes, sem lubrificação e desgastar mais rápido.

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