terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Dirigir com econômia 4

21. Freios

Evite frear seu veículo quando inevitavelmente passar por um “buraco” na via, com o acionamento dos freios à roda pode travar gerando um impacto maior, o que sobrecarrega a suspensão, o pneu e o próprio sistema de freios.

22. Pneus

Apoiar o pneu na guia ou meio fio faz com que ele sofra a pressão do peso do veículo. Isso pode gerar uma deformação na estrutura, alterar a capacidade de resistência e uniformidade do pneu, além de afetar as condições de balanceamento do conjunto (roda/pneu).

23. Lombada ou “Quebra Molas”

Ao deparar-se com uma lombada ou quebra molas, nunca passe transversalmente (cada roda de uma vez) isso pode danificar as buchas da suspensão, amortecedores e rolamentos. Além disso, provoca maior torção na carroceria do seu veículo, o que pode empenar o monobloco.

24. Embreagem

Não usar o pedal de embreagem como apoio dos pés, as alavancas desse sistema são responsáveis por multiplicar de 08 para 400 quilos o peso aplicado sobre o pedal. O pé constantemente apoiado sobre o pedal acelera o desgaste do disco, molas e rolamentos em até 40%.

25. Mão na alavanca de câmbio

Dirigir com a mão apoiada sobre a alavanca de marchas força o trambulador (peça fundamental na ligação entre o câmbio e as engrenagens da transmissão) e seus terminais, que podem desgastar-se excessivamente.

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