terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Nem os carros entendem as mulheres

Sistemas de reconhecimento de voz dos automóveis apresentam dificuldades em entender a voz feminina.
 

Cada vez mais os carros ganham recursos tecnológicos — gadgets que não vêm só para garantir mais segurança ou melhor dirigibilidade, mas também para trazer conforto e facilidade, seja por meio de um GPS integrado, computadores de bordo ou rádios com MP3 e DVD.
E com isso acontece uma queda de braço entre as montadoras (que buscam oferecer essas melhorias) e as agências governamentais, que procuram diminuir a incidência dos acidentes de trânsito – causados, em grande parte, por causa de distrações dos motoristas.
Nessa discussão, um recurso muito importante entra em destaque: os dispositivos de funcionamento por comandos de voz. Com este tipo de aparelho, segundo as companhias, o motorista pode mexer no GPS, trocar músicas no iPod ou mesmo mandar mensagens SMS sem precisar tirar o olho da estrada.
Entretanto, apesar de aparentar ser uma solução próxima à perfeição, o fato é que os dispositivos ordenados por meio da fala do motorista ainda apresentam um grave problema: muitos não reconhecem a voz feminina.


Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/reconhecimento-de-voz/18345-nem-os-carros-entendem-as-mulheres.htm
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário