segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

O posicionamento correto das mãos ao volante


Olá condutores,
eu estava devendo a vocês uma nova postagem sobre a posição das mãos ao volante e o modo como nos entendermos com ele. Então, vamos lá.

Na verdade, o volante é um dos instrumentos mais importantes do carro, pois é ele que vai indicar a direção, vai guiar o carro, vai dar o comando do motorista às rodas. O modo como seguramos o volante e posicionamos as mãos pode facilitar ou dificultar a direção, principalmente numa curva.

Tem um detalhe do volante que pouca gente percebe no começo da aprendizagem e que nem todo instrutor explica ao aluno, talvez, por parecer óbvio demais para quem dirige há mais tempo: é o desenho do volante. Vocês sabem porque todo volante tem uma meia-lua? Vejam a imagem:
Notem que o volante é um círculo dividido no meio em que a meia lua (a metade maior) fica para cima e a metade menor (dividida em dois) fica para baixo. 
1. Cada vez que a metade maior está para cima significa que as rodas estão retas
2. Cada vez que a metade menor, com duas divisões, fica para cima, indica que as rodas estão tortas.

Embora essa divisão tenha sido projetada para facilitar e orientar o motorista durante as manobras, muitos instrutores gostam de ensinar baliza pela contagem de voltas no volante. Por exemplo, gira o volante 2 voltas para o lado que vai fazer a baliza se a direção for mecânica e 1 volta e meia se a direção for hidráulica.

Façam um teste: quando vocês forem entrar numa garagem que exija mais movimentos de volante, se depois de parar o carro e tentar subir uma rampinha da garagem ou portão, se assim que acelerar o carro demorar para responder, pode crer que as rodas estão tortas. Então, o que fazer? Olha o desenho do volante e quando a meia lua maior estiver para cima é que as rodas estão retas, então é só acelerar que o carro vai.

DICAS DO JEITO CERTO DE SEGURAR O VOLANTE
Como disse o Roberto, leitor do blog, algumas pessoas recomendam segurar o volante na posição do relógio para 9h15min ou 10h10min. Mas qual é a certa?

1. A posição certa de segurar o volante é aquela em que você tem conforto para dirigir e facilidade para controlar o carro em curvas.

2. Não precisa de força para segurar o volante: no começo da aprendizagem a gente costuma apertar o volante como se estivesse se agarrando numa tábua de salvação ou esmagando a cabeça de uma cobra. Os volantes estão saindo de fábrica cada vez mais leves e gostosos de dirigir. Não aplique força. Se sentir a mão doer, o braço tenso, pensado ou dor nas costas na altura da nuca, relaxe, deixe as mãos e os braços molinhos.

3. Segurar o volante requer firmeza e não força. Na hora que vc está segurando o volante você precisa ter controle sobre o carro, indicar a direção e mandar esse comando para as rodas. Aplicar força é uma reação natural do aluno diante da dificuldade em seacostumar com o movimento do carro e a direção que tem que dar a ele. Traduz a falsa sensação de controle como se apertando o volante pudesse segurar o carro, controlá-lo, quando o que controla e pára o carro nessa situação são os pedais.

4. Não é o volante que indica a direção do carro, mas a frente do carro, a cara dele, que indica o tanto que temos de virar o volante. Por exemplo, se o aluno gira o volante por girar, ele fica na expectativa para que lado o carro vai, daí fica perdido, não se entende com o carro. Quando estiver dirigindo no pátio ou nas ruas, sinta o volante, não aplique força nele, vá girando só o tanto que a cara do carro (a frente dele) indica. Você vai perceber que sem aplicar força nenhuma ao volante o carro responde.

5. Regrinha básica: é a velocidade do carro que indica o tanto que temos de virar o volante. Portanto, fazer uma curva a 80km/h vai exigir só um toquinho de leve no volante para virar as rodas, mas fazer uma manobra de estacionamento vai exigir bem mais voltas.
- Quanto maior a velocidade do carro, menos voltas no volante
- Quanto menor a velocidade do carro, mais voltas ao volante para comandar as rodas.

6. Segure o volante macio, como se estivesse segurando uma pluma. Não é a força que você aplica nele que vai indicar a direção ou segurar o carro, mas sim a direção certa que você indica.                                                                                                 Leia mais dicas no blog da autora do texto                            Márcia Pontes
http://networkedblogs.com/t4cAg

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