terça-feira, 31 de janeiro de 2012

QUE ERROS E VÍCIOS O CANDIDATO NÃO PODE COMETER?




Os tradicionais, aquele do dia-a-dia, tais como:

1. Não dirigir com a mão em cima da alavanca de câmbio, pois na prática incorre em infração ao art. Art. 252 CTB - "Dirigir o veículo com apenas uma das mãos, exceto quando deva fazer sinais regulamentares",

2. Não atender o celular enquanto dirige nem se distrair com outras coisas (essa é óbvia demais, né?);

3. Não pisar a embreagem primeiro, antes do pedal de freio durante uma manobra ou controle do carro;

4. Não passar em diagonal nas lombadas, pois na prática expõe o carro ao risco de danificar o sistema de suspensão, além de ser um zigue-zague desnecessário ainda mais numa prova;

5.Jamais frear em ponto morto ou com a embreagem acionada, pois na prática, além de provocar o desgaste prematuro das pinças e lonas de freio, causa o aquecimento excessivo do fluido,  e aumenta o espaço de frenagem. Lembrem-se que dirigir com segurança é fundamental no dia-a-dia e é o principal item avaliado em provas práticas de direção;

6.  Não cometa o vício de dar aquela última aceleradinha antes de desligar o motor, pois na prática provoca o desgaste prematuro do motor e o carro pode afogar porque gasolina foi bombeada desnecessariamente (só se pisa no pedal do acelerador com o carro em movimento);

7. Não saia em segunda marcha em terreno plano, pois força o sistema de câmbio; no dia-a-dia, só saimos de segunda marcha em descidas, aclives, morrinhos empinados, pois na própria descida o carro já atinge velocidade ideal para o motor (acima de 20km/h), mas no dia da prova saia de primeira marcha mesmo, com o pé na embreagem para o carro não morrer na descida e controlando a descida no freio; páre no cruzamento ou saída da rua, dê a clássica e cuidadosa olhada para os dois lados para ver se não vem outro carro, ciclista ou pedestre na contramão, sinalize e boa prova;

8. Nas grandes cidades existe o problema dos buracos. Tem lugares onde tem buraco esperando na fila para entrar na pista, então, se no meio do percurso de prova você for traído por um buraco e não puder desviar dele, não freie, pois com o impacto será maior com a roda travada pelo freio; muito menos acelere para evitar mais desconforto e perda de controle do carro; apenas tire o pé dos pedais, passe pelo buraco e retome o controle do carro;

9. se estiver chovendo no dia da prova, cheque os limpadores de pára-brisa e mantenha o farol baixo/luz de cidade ligada;

10. se estacionar de frente, nada de calçar o carro no meio-fio e quando desligar o carro deixe uma marcha engrenada).

Agora respondendo a dúvida específica do noddo leitor:

Se tiver parada obrigatória ou semáforo com subidinha deve-se parar com o pé no freio e embreagem e o veículo engrenado em 1ª marcha ou colocar ponto morto, puxar freio de mão, pé no freio e em seguida engatar 1ª marcha e fazer o controle de embreagem ?
Numa situação dessas o examinador vai verificar como o candidato vai agir de acordo com a legislação, as regras de segurança e direção defensiva. Por mais que no dia-a-dia você segure o carro só no controle de embreagem e aceleração contínua sem o freio de mão, o que costumamos ensinar aqui para facilitar a aprendizagem do controle do carro em aclive, pare o carro em ponto morto e puxe o freio de mão. Dependendo da subidinha, da quantidade de pessoas dentro do carro ou da carga, como você não conhece o carro nem sabe se o freio de mão está regulado (embora seja de acreditar que o carro usado para a prova de direção prática em concursos esteja  revisado neste ponto), para garantir, pise no freio. Para sair, faça a meia embreagem e quando o carro estiver pronto para sair abaixe suavemente o freio de mão.                                              Leia mais dicas blog aprendendo a dirigir.

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